Estudo diz que 67% dos hoteis vazam dados sobre reservas de clientes
O levantamento foi feito pela Symantec, empresa de cibersegurança, e avaliou a proteção de dados de mais de 1.500 hotéis em 54 países
Da redação
Uma pesquisa produzida pela Symantec, empresa de segurança cibernética, mostra um dado preocupante dentro do setor de hotelaria: dois a cada três hotéis vazam informações sobre reservas dos seus clientes para empresas parceiras, anunciantes, empresas de análise de dados, entre outros.
O levantamento avaliou mais de 1.500 hotéis em 54 países espalhados por todo o mundo. O resultado é que 67% ou dois a cada três hotéis estariam vazando inadvertidamente códigos de referência de reservas para sites de terceiros. O que chama a atenção é que esses estabelecimentos tinham uma política de privacidade, mas nenhuma delas mencionava esse comportamento de forma explícita.
Os sites testados pela empresa vão de hotéis duas estrelas até luxuosos resorts cinco estrelas, incluindo grandes redes. O estudo identificou ainda que os vazamentos mais comuns incluíam nome completo, endereços de e-mail e postal, número do telefone, além de informações do cartão de crédito.
O que causa esses vazamentos?
O acesso de agências de publicidade não necessariamente é uma novidade no mundo digital. No entanto, o que chama a atenção no levantamento é que as informações compartilhadas poderiam permitir que esses terceiros se conectassem a conta do consumidor, visualizassem dados pessoais e até cancelassem a reserva.
De acordo com o levantamento, mais da metade (57%) dos vazamentos ocorreram a partir de um e-mail de confirmação da reserva para os consumidores. Em linhas gerais, muitos hotéis enviam um link de acesso direto à reserva, permitindo que ele clique no link e vá direto para sua reserva. Ocorre que muitos e-mails são enviados com anúncios publicitários, o que abriria a possibilidade de terceiros acessarem as informações do consumidor.